terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Felicidade



Eu podia estar chorando agora
Eu também podia estar dançando valsa, no meio da Paulista, vestida de palhaça...
O que quero dizer é que eu podia estar fazendo qualquer coisa... não importa, é o que eu ESCOLHO fazer que tem alguma importância.

Todo mundo, se procurar, encontrará algo que justifique reclamar da vida, algo que justifique chorar. A vida (felizmente) não é perfeita, e se fosse, ainda assim acharíamos algo do que nos queixarmos. Não fazemos por mal, é apenas natureza humana...

O ser humano é feito (e movido) de desejos.

Conquistar alguma coisa implica na imediata aquisição de um novo desejo.

Desejamos bens, pessoas, dinheiro, emprego, saúde...

E depois desejamos novos bens, desejamos mudar as pessoas, desejamos mais dinheiro, desejamos outro chefe, desejamos aproveitar o fato de termos saúde...

E então desejamos nos desfazer de bens, novas pessoas, gastar o dinheiro, ocupar o lugar do chefe, recuperar a saúde...

E vamos desejando mais e mais, e não há nada de errado nisso, se, junto com as coisas materiais, também desejarmos aprender mais, nos tornarmos pessoas melhores, ajudar os outros, melhorar o mundo...

O problema é ficarmos presos na visão dos desejos insatisfeitos... O problema é quando o que falta cega pro que já se tem... O problema é quando não conseguimos ver o quão divertido é desejar, o quanto o querer mais nos impulsiona, o quão abençoados somos por tudo o que temos.

Talvez a verdadeira felicidade seja, não ter tudo o que queremos, mas ter energia para correr atrás; e aprender a rir dos tropeços do caminho...

2 comentários:

Renato Dalpino disse...

Rê,

O que mais me tocou no seu texto foi esse trecho: "O problema é ficarmos presos na visão dos desejos insatisfeitos... O problema é quando o que falta cega pro que já se tem... "

Ultimamente, tenho me dado conta de quanto medo eu tenho... e o quanto me deixo paralisar por ele... a sensação é no peito... parece que tem uma crosta... tamanha dureza nele.... enrijecimento... é um misto de coisas... culpa, tristeza... falta.... estou me permitindo entrar nisso... e ao mesmo tempo, escolher deixar ir... e não ficar preso nisso, como vc bem disse no trecho que separei.

beijo grande!

Rê Dalpino

Renata Peixoto disse...

Querido, saudades de você!!

Medo é bom, desde que ele não paralize... entre nele sim, mas junte todas as suas forças e siga em frente porque a vida é feita dos maravilhosos momentos de alegria que sentimos quando enfrentamos os nossos medos!

Beijo enorme!!

Respeito

Vai ter mulher descendo até o chão sim Dançando funk, axé ou samba... ballet até, quem sabe? E não importa se ela é deputada, ministra, advo...